(51) 3254-0203

Centro Histórico - Porto Alegre

Veja como chegar

Quer saber mais?

Agende uma consulta

Cirurgia Geral e Digestiva se refere aos tratamentos cirúrgicos realizados em pacientes com doenças da parede abdominal, esôfago, estômago, fígado, vias biliares, pâncreas e intestino. Conheça alguns procedimentos abaixo.


Colecistectomia – Retirada da Vesícula

A colecistectomia é um procedimento cirúrgico para retirada da vesícula biliar. Ele está indicado para tratar a pedra na vesícula (colelitíase) e em casos específicos de pólipos na vesícula. A colelitíase normalmente causa nos pacientes os seguintes sintomas: dor após alimentação no lado direito do abdôme associada a náuseas e vômitos. Várias complicações podem acontecer em pacientes que possuem pedra na vesícula, como inflamação (colecistite aguda), passagem da pedra causando pancreatite aguda ou obstrução do canal que liga o fígado ao intestino (coledocolitíase).

A cirurgia, quando indicada, consiste na retirada total da vesícula. Esse procedimento é feito por videolaparoscopia, com pequenas incisões no abdome, e o paciente costuma passar 1 dia no hospital.

Hérnias da parede abdominal

Hérnia é uma protrusão de uma víscera ou órgão através de uma abertura na parede abdominal, podendo se manifestar em diferentes locais.

Normalmente o paciente percebe a hérnia notando uma saliência na pele (abaulamento), que pode estar ou não acompanhada de dor. Em alguns casos pode ocorre o encarceramento da víscera ou órgão, causando dor constante e de aumento gradual de tamanho. A cirurgia pode ser realizada em qualquer uma dessas situações, mas na última o procedimento é obrigatório e, por vezes, de urgência.

A cirurgia consiste na reparação da abertura na parede do abdômen, de forma que impeça a saída do órgão ou víscera. Via de regra, é utilizado um material, conhecido como tela, para reforço da musculatura com o objetivo de reduzir as chances de retorno da hérnia.

Em muitos casos a cirurgia pode ser feita por videolaparoscopia. Porém, em outros é necessária a cirurgia aberta.

Hérnia Incisional 
É aquele que acontece no local onde foi realizada uma cirurgia previamente.

 

 

Hérnia Inguinal
É aquele que aparece na região inguinal (perto da virilha). Pode de ser de ambos os lados. Mais comum em homens e, quando grande, pode alcançar a bolsa escrotal.

 

Hérnia umbilical 
Quando se manifesta ao redor do umbigo

 

Doença do Refluxo

O doença do refluxo gastro-esofágico é caracterizada pela sensação de azia e queimação que pacientes podem sentir, normalmente relacionada à alimentação. Exitem outros sintomas também associados, normalmente menos comuns. A passagem do alimento da boca ao estômago se dá por um tubo, chamado de esfôfago. Entre o esôfago e o estômago existe um esfíncter (como uma válvula), que impede o retorno do conteúdo ácido do estômago para o esfôfago. Problemas com essa válvula, que muitas vezes estão associados à uma hernia do estômago em direção ao tórax, fazem com que o paciente desenvolva os sintomas.

Todo paciente com sintomas relacionados à doença do relfuxo, como azia, queimação, dor epigástrica, tosse crônica, entre outros, devem procurar auxílio. O diagnóstico é clínico, associado a exames como a endoscopia. O tratamento inicialmente consiste de medicações para controle da acidez.

Alguns casos, porém, como quando a resposta ao tratamento medicamentoso não é boa, ou há uma hérnia de hiato grande, o tratamento cirúrgico pode estar indicado.

A cirurgia normalmente corrige a hérnia de hiato e confecciona uma nova válvula para controle do refluxo. Normalmente, o procedimento é realizado com anestesia geral e com a técnica de videolaparoscopia.

Convênios aceitos

Agende uma consulta

Preencha os dados abaixo

Entraremos em contato para validar o agendamento.