Quer saber mais?
Agende uma consultaO doença do refluxo gastroesofágico é caracterizada pela sensação de azia e queimação que pacientes podem sentir, normalmente relacionada à alimentação. Exitem outros sintomas também associados, normalmente menos comuns. A passagem do alimento da boca ao estômago se dá por um tubo, chamado de esfôfago. Entre o esôfago e o estômago existe um esfíncter (como uma válvula), que impede o retorno do conteúdo ácido do estômago para o esfôfago. Problemas com essa válvula, que muitas vezes estão associados à uma hérnia do estômago em direção ao tórax, fazem com que o paciente desenvolva os sintomas.
Todo paciente com sintomas relacionados à doença do relfuxo, como azia, queimação, dor epigástrica, tosse crônica, entre outros, devem procurar auxílio. O diagnóstico é clínico, associado a exames como a endoscopia. O tratamento inicialmente consiste de medicações para controle da acidez, frequentemente com melhora das queixas.
Alguns casos, porém, como quando a resposta ao tratamento clínico não é boa, ou há uma hérnia de hiato grande, o tratamento cirúrgico pode estar indicado.
A cirurgia normalmente corrige a hérnia de hiato e confecciona uma nova válvula para controle do refluxo. Habitualmente, o procedimento é realizado por videolaparoscopia. Em pacientes com obesidade mórbida e com doença do refluxo, normalmente opta-se por realizar a cirurgia bariátrica do tipo bypass gástrico, que oferece um ótimo controle dos sintomas, além de tratar a obesidade.